As condições ambientais contribuem na aceleração do processo de aprendizagem
O desenvolvimento psicológico do individuo se dá em meio às representações mentais adquiridas a partir da interação do individuo com a realidade exterior. A realidade constitui os sistemas de representação do mundo que permitirão ao individuo fundamentar o processo de linguagem. Portanto, quanto mais variedade de experiências a criança vivenciar no dia-a-dia, mais ela vai construindo progressivamente seu conhecimento. Então o conhecimento é fruto da criança sobre o meio em que vive, compartilhada pelo conjunto dos membros do grupo social, que interagem entre si, promovendo a comunicação e o fortalecimento da interação social. Segundo Vygotsky[1] (1934).
As representações da realidade se articulado em sistemas simbólicos. Isto é, os signos não se mantêm como marcas externas isoladas, referentes a objetos avulsos nem como símbolos usados por indivíduos particulares.
Passam a ser signos compartilhados pelo conjunto dos membros do grupo social, permitindo a comunicação entre os indivíduos e o aprimoramento a comunicação entre indivíduos e o aprimoramento d interação social. (apud)
A construção do conhecimento da criança se dá desde o inicio por meio da interação social marcada por sua inserção em determinado grupo cultural, permitindo que a mesma atribua significados do ambiente, onde todos "Pensamento e linguagem" (1934), a função principal da linguagem é a comunicação e, sendo assim, ela pode ser considerada social desde seu inicio. Em seus pressupostos afirma que "a linguagem não se desenvolve do individual para o socializado, mas pelo contrario do social para o individual" (Judith Greene[2], 1981, p.5/8).
A principio, nossa linguagem tem basicamente um fim social, sendo que, quando nos tornamos mais velhos, passamos a fazer uso da linguagem interior, que é nossa, individual e pessoal, de nós para nós mesmo ( Judith Greene[3], 198, p.5/8).
A principio o individuo realiza ações externas, que serão interpretadas pela pessoas a seu redor, de acordo com os significados culturalmente estabelecido. A partir dessa interpretação é que será possível para o individuo atribuir significados a suas próprias ações e desenvolver processos psicológicos internos que podem ser interpretados por ele próprio a partir dos mecanismos estabelecidos pelo grupo cultural e compreendidos por meio de códigos compartilhados pelos membros desse grupo (Marta Kohl de Oliveira[4], p,42/43).
A escola tem função primordial no processo de desenvolvimento de ensino – aprendizagem, pois cabe á ela integra aos conteúdos, as experiências vividas pelos alunos, de modo que possibilite ao aluno ampliar seus horizontes. Incentivar o trabalho em grupo, pois a socialização entre os alunos é um importante contribuinte no desenvolvimento individual. A interação entre alunos possibilitará o intercambio social, que culminará na multiplicidade de sua inteligência. A afetividade, resultante da interação, funciona como impulsão no desenvolvimento da aprendizagem. A criança sente-se confiante e confia no seu próximo, despertando o desejo de aprender, portando, tomar conhecimento, dos processos pelo qual passam os indivíduos, em sua origem e trajetória fornecerá na flexibilidade necessária para os resultados a quem propõem o professor em seu planejamento curricular. Vygotsky (idem) chama a atenção para o fato de que para compreender adequadamente o desenvolvimento devemos considerar não apenas o nível de desenvolvimento real da criança, mas também seu nível de desenvolvimento potencial, isto é, sua capacidade de desempenhar tarefas com a Judá de adultos ou de companheiros mais capazes. A idéia de nível de desenvolvimento potencial capta assim um momento do desenvolvimento que caracteriza não as etapas já alcançadas, já consolidadas, mas etapas posteriores, nas quais a interferência de outras pessoas afeta significativamente o resultado da ação individual.
"É a partir da postulação da existência dos dois níveis de desenvolvimento – real e potencial – que Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal como a distancia entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar, através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinando através da solução de problemas Sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes" . Kohl de Oliveira, p. 60, (4).
Segundo Marta Kohl (ibid)[5], "a concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado, e particularmente sobre a zona de desenvolvimento proximal, estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do individuo com seu ambiente sócio-cultural e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie".
A implicação dessa concepção de Vygotsky o ensino escolar é imediata. Seu aprendizado impulsiona o desenvolvimento, então a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico adulto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. Portanto, o processo de ensino – aprendizado na escola deve ser construído, tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança – num dado momento e com relação a um determinado conteúdo a ser desenvolvimento - e como ponto de chegada os objetivos estabelecidos pela escola, supostamente adequados á faixa etária e ao nível de conhecimentos e habilidade cada grupo de crianças.
Como na escola o aprendizado é um processo pedagógico privilegiado. O professor tem o papel explicito de interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente. O único bom ensino, afirma Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento. (Kohl de Oliveira[6],p. 62)
Vemos, assim, esclarecido, que a aceleração do processo de ensino aprendizagem não só depende da maturação do organismo, mas principalmente da internalizarão de formas culturais de comportamento, que constituem as condições ambientais, necessárias para construção do conhecimento.
[1] Lev Semenovich Vygotsky apud Marta Kohl de Oliveira
[2] Ibid.p.60/62.
[3] Ibid.p.60/62.
[4] Ibid.p.60/62.
[5] Ibid.p.60/62.
[6] Ibid.p.60/62.
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